Professor do curso de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Osvaldo de Moraes assumiu a direção do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília. A nomeação no Diário Oficial da União foi publicada na última quarta-feira.
O professor já estava cedido para o Ministério da Ciência e Tecnologia e era o diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), com sede em São José dos Campos, São Paulo. Recentemente, Moraes ganhou visibilidade pelas várias entrevistas concedidas a veículos e comunicação do centro do país devido ao fato de o Cemaden emitir alerta às autoridades de São Paulo sobre a chuvarada no litoral de São Paulo, no mês de fevereiro. A tragédia causou 65 mortes e centenas de desalojados.
Atualmente, o professor Osvaldo de Moraes também coordena o Comitê Permanente da Organização Meteorológica Mundial para Redução de Riscos de Desastres e é membro do Comitê Assessor de Ciência e Tecnologia para as Américas e Caribe, do Escritório da ONU para Redução de Risco de Desastres.